terça-feira, 18 de maio de 2010

Instalação e Configuração do Multiterminal no Ubuntu 9.10

O multiterminal (Userful Multiplier) foi a solução encontrada por alguém (Positivo Informática ou o Governo) para economizar o uso de CPUs (Computadores). Com apenas uma CPU temos três monitores, mouse e teclado. Na imagem abaixo detalhes da idéia.

No quesito performance roda bem graças ao Linux que é extremamente rápido. O computador fornecido pela Positivo Informática não é dos melhores, mas pra rodar com 3 usuários a máquina vai bem. O processador é o refugo da Intel, o famoso Celeron melhorado com dois núcleos e 1mb de cache por núcleo. Roda legal, não dá pra reclamar! Só achei 1GB de Ram pouco!

O vídeo é on-board fornecido pela Intel, não me lembro o modelo. Já aviso que deixar o Ubuntu com os efeitos de esmaecimento, transparências de janelas, congela o Linux segundos depois de logar. Para resolver basta desativar os efeitos.



O hardware para multiterminal é composto por duas peças:

Placa PCI


Audio Hub

Vamos colocar a mão na massa!

1) Baixar o pacote correspondente com a versão do Ubuntu 9.10. Pode ser pescado aqui.

2) Após download instalar o pacote. Irá exibir aviso que é recomendável instalar a versão que se encontra no repositório, clique em fechar e depois "Instalar Pacote". Assim estaremos instalando a versão que baixamos. No decorrer da instalação vai solicitar que você aceite os termos de licença. Se tudo ocorrer bem será exibida mensagem de instalação com sucesso.

3) Vamos instalar a licença para que funcione o multiterminal. É necessário possuir internet no computador para que ocorra sem problemas. Acesse o menu Sistema / Administração / Userful Multiplier depois clique sobre o botão "Instalar Licença".  Antes não esqueça de deixar habilitado "Habilitar o Multiterminal".

Outro detalhe é que para instalar a licença é necessário ter a placa instalada no slot do micro. Ele gera a licença baseada na placa espetada.


4) Após instalação da licença é hora de reiniciar o computador,  o multiterminal já estará funcionando. Não esqueça de ligar todos os monitores, mouses e teclados.

5) Se tudo ocorreu bem você deverá estar vendo esta imagem para ajustar a resolução de vídeo para próxima etapa onde é feito o teste de teclado e mouse.



6) Agora basta fazer o teste de mouse e teclado para ficar ajustado com o monitor na qual esteja usando.



7) Finalizando os testes teremos a solução funcionando. 



Outro detalhe que não se pode esquecer é criar os usuários para os alunos. Algo como: aluno1, aluno2 e aluno3 com privilégio de "Desktop User". Cada um fará logon em sua sessão! 

É isso galera! Abraço!

69 comentários:

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*ESCOLA MUN.GOV.HERIBERTO HÜLSE *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* disse...

Boa tarde
Estou a caça de informações de como baixar e instalar o Userful no Ubuntu 9.10 e 10.04.
Recebemos 6 maquinas com o sistema Linux Educacional 3.0 do governo federal...mas ele roda com ubuntu 8.04 e tem muita coisa desatualizada.
Como faço para conseguir o software do userful??
Espero teu retorno.
Abraços
Kátia

Eduardo Becker disse...

Olá,

Desculpe ver sua mensagem somente agora. O Google não me enviou por e-mail quando alguém faz um comentário no Blog.
No próprio Blog tem o link para download. Se quiseres posso ir até a escola para orientar!

Abraço!

Anônimo disse...

muito obrigado Eduardo.. Vi este sistema funcionando numa instituição de ensino aqui em Bom Jesus da Lapa-Ba. Abraços

Flavio Prado

Luciano Rêgo disse...

Eduardo,

Parabéns pelo artigo. Depois de muito procurar na internet achei seu blog. Ainda não testei mas instalei no ubuntu 10 e estou ansioso para amanhã pegar o outro monitor e teclado. Ahh! E talvez brigar com uma placa de vídeo adicional.

A configuração dos mouses e teclados é fácil?

Abraço,

Luciano Rêgo
Brasília - DF

Eduardo Becker disse...

Ola Luciano,

A configuração de mouse e teclado na verdade é muito simples. O que faz detectar mouse e teclado é o HUB destes periféricos. A parte de configuração com o Ubuntu é feito pelo driver que automaticamente.

Luciano disse...

Ok Obrigado!

Luciano Rêgo disse...

Obrigado!

Luciano Rêgo

fernando disse...

Fala eduardo, blz?

Primeiramente, meus parabéns pela iniciativa do tutorial, valeu mesmo!

Segundo, testei aqui o Ubuntu e funcionou perfeitamente. Mas de um dia pra cá, alguns computadores pararam de funcionar (na verdade alguns monitores). Se eu vou lá atrás e trocos os cabos o monitor funciona, então nao é o monitor. Saberia me dizer, o que talvez possa ser?

Abraços...

Eduardo Becker disse...

Ola Fernando,

Sinceramente nunca aconteceu este problema comigo!

Os dois monitores não funcionam ou apenas um funciona?

Pode ser a placa pci com pau ou mal contato.

Abraço

fernando disse...

Olá Eduardo,

Então, só um funciona, e é o que está ligado na placa onboard. Um pc eu sei que a placa está um pouco solta, mas o outros não estão. E tem um que continua funcionando os dois monitores normalmente, hauahuahau, muito louco isso tudo aqui.

Vou tentar iniciar o pc colocando a placa PCI como principal. Vamos ver no que dá!

Abraços e obrigado!

Obs: já tentou utilizar o Ubuntu 10.04, parece que o Multiplier só tem para a versão 64bits.

fernando disse...

Eduardo,

Descobri o problema, era uma falha minha na instalação. Entrei no site do userful-multiplier, e vi que para instalar no ubuntu, além de criar os novos usuários, é necessário definir uma senha para o root. Nas primeiras instalações - onde eu nao tinha lido essa informação - eu colocava uma senha para o root, mas depois esqueci e somente criava os usuários. Resultado: multiterminal nao funciona.

Fica ai a dica, as vezes nós fazemos certas coisas e nem sabemos ao certo para que ela serve, e nesse caso, agora sei que sem definir a senha de root, nem sinal o segundo ou terceiro monitor dá.

Abraços e obrigado pela ajuda e atenção.

Eduardo Becker disse...

Fala Fernando,

Legal que tenha encontrado o problema. Então foi por isso que não deu problemas pra mim. Eu criei 4 usuários, aluno1, aluno2, aluno2 e professor como admin.

Não testei na nova versão do Ubuntu, 64 bits não vale a pena, primeiro porque precisa ter 4GB ou mais de memória. Em escola eles nunca vão usar tudo isso de memória. O bom é ter 2GB de ram pra rodar com folga o Linux.

Terminando o ano letivo em 2 escolas vou migrar para 10.04 e criar um servidor de internet completo com firewall, squid e com ssh pra acessar remoto. Também quero criar um servidor com os repositórios, pra não ficar pegando da internet.

Abraço.

Edson disse...

Aqui ficaram faltando varios HUBs existe como ligar mouse/teclado/som de um terminal direto no PC e outro no HUB ?
Em uma das maquinas esta ligado desta maneira mas nao sabemos como o tecnico conseguiu isso.
se alguem souber como fazer isso me avise por favor. khavir@bol.com.br

Marcelo disse...

Eduardo
Recebemos 16 máquinas na minha escola com o linux educacinal 3.0. Por força de contratos da prefeitura local tivemos que instalar o Ubuntu 9.04. Ao instalar o Userful multiplier nesse novo sistema, nenhum dos dois monitores funciona. Fica apenas a tela preta com o cursor do mouse em forma de X. Antes, com o LInux educacional, o usserful fazia a divisão dos monitores corretamente.
O que pode estar acontecendo para dar esse erro?

Eduardo Becker disse...

Ola Marcelo,

Você escolheu o pacote de driver correto para versão do Ubuntu 9.04? Para cada versão do Ubuntu existe uma versão!

Marcelo disse...

Sim. Mas vou conferir novamente.
Caso não seja esse o problema, o que pode estar dando errado?
Obrigado antecipadamente!

Fernando Amado Gomes disse...

Marcelo,

não esqueça de setar o password do ROOT, pois se não, o userful nao funciona. Fica como mencionou, com uma "cruz" no meio da tela, e fundo preto.

Abraços...

Marcelo disse...

Desculpe a ignorância, mas o quer dizer "setar" a senha do root? Seria sair do modo root após a instalação e antes de inicializar a máquina novamente?
Desculpe a insistência, mas estou passando um sufoco com essas máquinas.

Anônimo disse...

Ola amigo tudo bom?
Na escola onde trabalho tem instalado o Linux Educacional 3.0 com Userful. Gostaria de saber se no Linux Educacional 4.0 o procedimento e o mesmo e se ja estaria funcionando nesta versao tb? Grato e no aguardo. docenteindependente@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá amigo estou com pequeno problema tenho um laboratorio do proinfo que são cada uma maquina dois monitores mais agora tive que colocar mais um monitor e aparece o seguinte erro modo otimizado não recomendado modo recomendado 1360x768 60hz como faço para alterar isto?

Eduardo Becker disse...

Qual resolução seu monitor suporta?

Esta problema parece bem simples, diz respeito somente a resolução que seu monitor suporta.

Anônimo disse...

Olá, estou com dois problemas:

Trabalho em um laboratório do ProinfoUrbano, e fiz dual boot em uma das máquinas, instalei o Ubuntu 10.04.

O primeiro problema é que o multiplier aponta um erro de instalação, mesmo assim ele instala e eu posso iniciá-lo, mas não sei como instalar a licença. O que eu devo fazer para conseguir instalar a licença?

Abraço

Anônimo disse...

Olá sou eu novamente (autor do último comentário).

Descobri que posso usar a licença do Linux Educacional instalado em dualboot com o Ubuntu 10.04. Td certo.

Mas quando reinicio o PC, o multiplier simplesmente não inicia. Acredito que é por causa daquele erro que acontece na instalação.

Como posso instalar o multiplier de forma correta no Ubuntu? Já tentei vários pacotes, de diferentes versões, usei esse que você recomendou, usei o dos repos, mas todos acusam o mesmo erro.

Pedro William disse...

Recomendo o seguinte modelo de terminal multi-usuário:

Terminal Multi-Usuário UXP Workstation com Audio - Via Rede LAN 100Mbps (Suporta Windows e Linux)
Link: http://www.hbimports.com.br/terminal-multi-usuario-uxp-workstation-com-audio-via-rede-lan-100mbps-suporta-windows-e-linux.html
Preço: R$ 98,73 (13/03/2011)

Ah, se quiserem comprar dessa loja do link, podem comprar que recomendo 100%.


Abs

Anônimo disse...

Amigo, fiz a instalação do ubuntu 10.10 e a versão do multiplier q vc colocou no blog, até ai td bem.

Mas na hora de ativar a licença dele ele da um erro.

O q eu faço?

Tem como salvar a licença de outra maquina?

Valeu

Caétti disse...

Olá Eduardo

Se não estou enganado o Userful é pago.. não e nao?

Eduardo Becker disse...

Ola pessoal,

O userful é de graça e consta nos repositórios do Ubuntu ou no site do fabricante.

Quanto a licença eu ativei no próprio programa. Basta o sistema operacional ter acesso a internet.

Anônimo disse...

Olá, consegui instalar o ubuntu 9.10 nos multiterminais do Proinfo Urbano, pregão 83/2008.

O Ubuntu funciona normalmente, as sessões de usuário idem, está tudo quase perfeito.

A única coisa que ainda não está perfeito é que o monitor que é ligado na placa de baixo, ou seja a placa de vídeo off/board, mostra um aviso dizendo que não está na resolução ideal.

Alguém aqui já enfrentou esse problema? É possível resolver?

Eduardo Becker disse...

No aplicativo userful existe como vc resetar as configurações de vídeos gravadas. Faz isso e configure para resolução que o monitor suporta.

Eduardo Becker disse...

Veja na imagem para apagar as configurações dos monitores. http://1.bp.blogspot.com/_hDrFx0zK5SM/S_IH1GUHLkI/AAAAAAAAHRg/mSJI6olkh_Q/s1600/Userfulmultiplier.jpg

Faça novamente!

Anônimo disse...

Boa tarde !
Estive pesquisando no site oficial e esta é uma solução paga, somente para usar durante 90 dias. Da onde você tirou a que a solução é livre ?

Abraço

Eduardo Becker disse...

Olá,

Na escola onde configurei as máquinas elas estão funcionando já faz mais de 1 ano. Nunca tive problemas com a licença! Só se mudou alguma coisa!

Vou migrar todos os computadores para nova versão do Ubuntu que vai sair e verifico este detalhe.

Abraço!

Anônimo disse...

É o seguinte, o Userful é "gratuito", mas ele so funciona se você possuir a placa de video e o hub. Resumindo ,... voce compra o hardware tem direito de usa-lo.
Tenho agora duas duvidas... o micro tem 3 conectores de video. Uma on board e duas off. Quando ligo os monitores 1 em alguma off (qualquer uma), e 1 na onboard, funciona normal ... agora, .. se eu ligo 2 monitores na off, um monitor funciona normal e outro funciona bem por algus segundos, e dpois mostra que nao esta na resolução ideal e desliga. Ja tentei configuração automatica do monitor, resetar a configuração de video no software, mas nao resolveu. Nao tem uma forma de aparecr aquela configuração de resolução novamente? Alguem ja conseguiu resolver isso?
Outra coisa que percebi ... se voce estava usando 2 terminais no micro, e tenta colocar um terceiro, a licença expira, e passa a funcionar apenas um monitor... voce tem que pegar uma nova licença online para 3 terminais (correto isso?). So que para funcionar os 3 terminais eu preciso resolver o problema anterior. Ajudem-me , por favor.
Obs: o motivo de alguns nao estarem conseguindo ativar o segundo monitor, pode ser falta da licença,...

Tiago disse...

É o seguinte, o Userful é "gratuito", mas ele so funciona se você possuir a placa de video e o hub. Resumindo ,... voce compra o hardware tem direito de usa-lo.

-------

Mas o hardware tem que ser da "Userful" para funcionar? Não posso colocar uma placa USB off-board e montar o multiterminal com minhas próprias "peças" ?

Anônimo disse...

Creio que as peeças tenham que ser da thinnetworks ... pois a licença gerada e baseada no numero de serie das placa dela. Mas pelo que pesquisei o preço é equivalente (ou quase) à de outrs marcas e modelos.

Anônimo disse...

Alguem depois de migrar conseguiu fazer funcionar o som? o monitor foi blz mas o som nw funciona em ambos terminais. Eduardo, na sua migração para ubunto o som funcionou?

Valeu

semed disse...

eduardo to com o mesmo problema do colega lá amigo estou com pequeno problema tenho um laboratorio do proinfo que são cada uma maquina dois monitores mais agora tive que colocar mais um monitor e aparece o seguinte erro modo otimizado não recomendado modo recomendado 1360x768 60hz como faço para alterar isto? me explica passo a passo pq so tem 2 pc aki dando esse problema

Anônimo disse...

Olá, foi eu que fiz o primeiro comentáriosobre o problema de resolução.

Tive apenas uma máquina que deu esse problema, não ncontrei a solução e resolvi reinstalar o Ubuntu, e agora deu tudo certo. Sem mais nem menos, os dois monitores funcionam normalmente agora.l

Porém, tb estou passando por ese problema com o som. Em alguns computadores, o som simplesmente não funciona, já em outros, o som sai nos fones de forma invertida, ou seja, o som de um terminal sai no fone do terminal ao lado :(

Se alguém conseguir resolver, por favor poste o resultado pra gente aqui.

Abraço

Roger Renan disse...

com o Ubuntu 9.10 td OK.....Funcionou perfeitamente....Mas eu quero instalar o ubuntu 10.04 q é uma versão LTS, alguém sabe o link para mim baixar o Userful para essa versão em específico????

Aguardo...Desde jah obrigado!!!!

Eduardo Becker disse...

Olá Renan,

Você verificou nos repositórios do Ubuntu?

Fernando Amado Gomes Nogueira disse...

Bom dia Eduardo!

Conheci a pouco seu blog e gostei bastante do mesmo. Gostaria de deixar aqui um dica: Customizei uma Sistema Operacional para os computadores do ProInfo Pregão FNDE 83/2008 utilizando Ubuntu 10.04.2 LTS, voltado a educação, e estou compartilhando o mesmo. Segue o blog com o link para Download do S.O. e do manual de instalação: http://projetoguaculivre.blogspot.com . Se puder dê uma olhada, e compartilhe mais essa opção.
Abraços...
Fernando Amado

Eduardo Becker disse...

Olá Fernando,

Que legal, muito bacana o que você fez! Já estou baixando a ISO pra conhecer melhor o sistema. Logo publico um post falando sobre ela.

Grande abraço,

Valeu!

Anônimo disse...

cara como resolver esse problema de resolução de monitores citados acima? Tambem tenho pcs do pregão 2008 que estão com esse problema e outra, tenho um pc no laboratorio que naõ tem audio hub, estão conectados no pc não funciona como resolver?

Fabrício Hartmann Borba disse...

Bah, não estou conseguindo instalar no Ubuntu 10.04 e nem 10.10.

Tem alguma dica?

Fabrício Hartmann Borba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrício Hartmann Borba disse...

Agora consegui na versão 64 bits.

O problema agora é que só consigo desligar o computador digitando a senha do professor.

Alguma sugestão para não pedir essa senha?

To usando o Ubuntu 10.04

Jeruza Goulart disse...

Olá Eduardo estou precisandode sua ajuda, se pode me ajudar!
Tenho que instalar um multiterminal com mais 4 teves teclado e mouse, só que sou um pouco leiga em sistema linux, preciso muito da sua ajuda.
Já instalei o userful só que ele depois que faz os comandos ele começa e dar erros e reiniciar a maquina.
O sistema é o educacional 3.0


Obrigado

Eduardo Becker disse...

Olá Jerusa Goulart,

Nunca instalei para 4 monitores! Em tese é pra ser a mesma coisa quando se configura para 2 monitores.

No final de outubro ou início de novembro vou ter que atualizar o laboratório de uma escola e prometo que vou escrever um post mais detalhado de como instalar para 2 ou 4 monitores. Tem várias pessoas com dúvidas.

Abraço

Anônimo disse...

ola amigo estou com algumas duvidas você poderia me adicionar no msn para esclarecer obrigado

luiz_h1995@hotmail.com

Anônimo disse...

problemas com dois monitores. toda vez que desconecto um p conectar um datashow por exemplo, quando volto com o mesmo monitor ele nao funciona mais.

Joselio Carneiro disse...

Eduardo, parabéns pela iniciativa.

Para todos os demais, o suporte do Userful Multiplier no Brasil é gratuito.

suporte@thinnetworks.com.br.

Ao contrário do que vi no fórum, o Userful Multiplier, que normalmente chamamos UMX, não usa nenhum número de série de nossas placas para ser licenciado.

A licença que é gerada para ele está atrelada ao MAC da placa rede, que é como o nosso CPF. Um número que deveria ser único e intransferível.

Ao contrário do imaginado, o UMX não foi encontrado pelo Governo, nem tão pouco pela Positivo. O UMX é um produto distribuido no Brasil, com exclusividade pela ThinNeworks (www.thinnetworks.com.br), a mais 5 de anos. Por isto, somos responsáveis pelo suporte dele.

Ele funcionará com diversas placas de vídeo do mercado. Não é obrigatório que sejam placas nossas. Porém, se você não tiver a licença do software, o mesmo ficará mostrando uma mensagem de falta de licença a cada 10 minutos que é um tanto inconveniente. Existe, também, a possibilidade de download de uma licença gratuita para até duas estações. Vale lembrar que cada e-mail e/ou IP fixo têm direito a apenas uma licença gratuita.

Com relação ao problema de áudio, pode estar relacionado com o tipo de HUB que está sendo usado e o tipo de conexão do mouse e do teclado. O UMX associa o áudio da estação de forma automática, quando as teclas F1, F2, F3... são pressionadas para associar o teclado e o mouse ao monitor, formando a estação extra.

Sintam-se à vontade para utilizar nosso suporte. Não existe custo para isto.

Um bom ano novo para todos.

Joselio Carneiro
Gerente de Desenvolvimento
ThinNetworks

Anônimo disse...

ola caro amigo,, estow precisando grademente de sua ajuda,, quero pedir sua ajuda, como eu fasso para compra os equipamentos o cabo que vai da cpu para o monitor e o audio hub;;; c poder me ajudar fiko no aguardo

Eduardo Becker disse...

Estes equipamentos são fornecidos pelo governo federal. Para compra você pode pesquisar no Google para encontrar os produtos.

Anônimo disse...

ola.
existe a posibilidade de usar o multi terminal sem usar o useful ?
abraço

Anônimo disse...

olá, meu nome e Misael.
Trabalho em um laboratório de informática com o linux educacional 3.0 que usa o multiterminal userful.
Recentemente instalei o linux opensuse 12.1 e gostaria de saber se é possível configura-lo para funcionar com dois monitores, dois teclados, dois mouses independes, assim como no linux educacional 3.0.
Meu computador e do pregão 83/2008.
Obrigado desde já.

Álvaro Marcelo disse...

ola eduardo, a minha duvida é a mesma do nosso amigo ai de cima, tem como instalar o multiterminal nos linux mais recentes? o meu pregão também é 83/2008. Pois o linux 9.10 hoje em dia já não tem mais suporte para atualizações. Traduzindo saiu de linha.

Abraços ficarei no aguardo de sua resposta.

Eduardo Becker disse...

Olá Alvaro Marcelo,

Não cheguei a testar na versão mais recente do Ubuntu 12.04. Queria testar em um computador pra saber. Talvez eu consiga fazer neste final de semana.

Jonas othon Pinheiro disse...

Estou tentado instalar o ubuntu multiterminal como mencionado acima e estou tendo um problema. O primeiro monitor que logicamente estaria funcionando normalmente seria o do meio ou o que fica ligado na placa de video mesmo do pc. O problema e que isso não acontece um pc multiterminal do laboratorio que trabalho. O primeiro que inicia é o que e ligado no primeiro slot da placa video compartilhada (por algum razão que eu nunca entendi, embora isso so tenha ocorrido alguns dias atrás) resultado depois de instalado o ubuntu n liga mais pois a userful ainda não esta instalado e o monitor não vai funcionar. Como consigo voltar o pc como era você pode me ajudar?
Obrigado

Jonas Othon

Anderson Nunes disse...

iae cara tenho uma duvida cruel, estou tomando conta de um labin 1 pc / 2 usuários.

De um tempo pra ca os computadores estão dando pau, o computador liga normal, mas aperasse um x no cursor e uma tela preta, e demora para dar um sinal de vida, depois de uns 10 minutos um dos monitores apresenta a tela de login e o outro continua com o x no cursor e tela preta.

o monitor que apresenta tela de login trava apos o login.

tem alguma ideia?

vou formatar um e instalar tudo de novo pra fazer o teste.

se tiver uma resposta mais simples por favor me mande um email,

anderson.tecinfcachoeira@gmail.com


vlw
t+

Anônimo disse...

ola posso faser a instalação em computador pessoal.
O Multiterminal como faço para mudar a licença trial para uma permanente

Max Victor disse...

Bom dia, muito bom seu post mas o link para Baixar o pacote correspondente com a versão do Ubuntu 9.10. nao funciona, nao baixa, dá erro. fico grato se vc me ajudar.

Eduardo Becker disse...

Ola Max Victor,

Mudou o link da página. Já arrumei o link do post. Pelo que vi somente para Ubuntu 10.04 32/64

Rodrigo pacheco disse...

olá, no sexto passo tento apertar a tecla f1 ou f2 mas gera a mensagem q é necessário mais dispositivos. sendo q ja coloquei os 2 monitores conectados 2 teclados, 2 mouses... unica coisa q não coloquei pq não consegui foi o hub. Espero uma resposta

Anônimo disse...

fala Eduardo consegui tudo, porém uma das telas apaga de vez em quando, tenho q desligar a mesma e ligar novamente, isso se repete direto, o que deve ser?
aguardo resposta...

Geedison L. Pereira. disse...

Bom dia!

Uma multi estava fucionando ontem, hoje pela manha quando liguei o estabilizador ela se ligou sozinha, mas não iniciou, nenhum dos 3 monitores funciona.

Anônimo disse...

Bom dia. A escola onde eu trabalho recebeu 5 maquinas, na verdade é um gabinete (servidor) e 5 monitores. Configurei todas, sendo que o monitor que fica ligado ao gabinete (servidor), fica com a tela pedindo configuração da primeira estação, porém ao clicar em F1, aparece uma mensagem informando que a estação 1 já foi associada, porém todos os outros monitores ligam normalmente e logan normalmente em qualquer conta, tanto de professor quanto de aluno. gostaria de saber como fazer para que o monitor do gabinete (servidor) pare de apresentar essa mensagem de configuração e entre no linux normalmente assim como os outros monitores. Antes de configurar os outros monitores, o (servidor) estava entrando normalmente no linux. Tenho que reiniciar as configurações do servidores para configurar novamente? como fazer isso, pois ja desassociei os outros monitores e associei novamente, porém o monitor do gabinete (servidor) continua pedindo a configuração da primeira estação.

Anônimo disse...

Ol[a a todos. Gostaria de pedir ajuda-

Tenho um laboratorio com 9 computadores do ProInfo pregao 71 2010 (estou sem acentuacao pois estou usando um Live CD) sao 9 computadores com 2 monitores.

Li muito a respeito sobre utilizar outro sistema, pois esse LE4.0 e muito instavel e ja me fez perder inclusive o HD principal da Secretaria da Escola. Enfim, meu pedido e - onde consigo esse Ubuntu 9.10? Pois sempre que tenho fazer o download dele, os links me levam para o Ubuntu em ingles e la nao acho 9.10

Agradeco desde ja e meu email vallfender@gmail.com se puderem me ajudar.

Luiz disse...

Boa noite, em primeiro lugar quero parabenizar o autor deste blog pôs tem tirado muitas dúvidas.. dos internautas interessados no assunto que este propaga. Estou montando uma Lá house com 1 CPU e 4 Monitores, gostaria de saber onde encontrar este Material para comprar (Hub audio e as placas de video dupla) desde já agradeço a quem poder me ajudar.

Eduardo Becker disse...

Olá Luiz,

No Brasil você encontra aqui
http://www.thinnetworks.com.br/?page_id=399

Falow!